27.093 brasileiros responderam a uma pesquisa que é feita anualmente pelo Ministério da Saúde. Porto Alegre é a capital que liderou o número de pessoas diagnosticadas com depressão com 17,5%, sendo que a média brasileira ficou em 11,3%
Nossa cidade é conhecida nacionalmente pelos altos índices de depressão e suicídios DESDE ANTES DA PANDEMIA.
Doenças crônicas como depressão e diabete, geralmente afetam pessoas mais velhas. Mas foi observado um aumento de casos diagnosticados em adultos mais jovens, de 18 a 34 anos, algo que é novo.
FATORES IMPORTANTES QUE PODEM DAR O START NUM QUADRO DEPRESSIVO:
Predisposição genética, fatores sociais (pobreza, desigualdade, desemprego, violência urbana) fatores comportamentais (traumas, maus tratos na infância, relacionamentos abusivos) e fatores climáticos (países escandinavos tem maior taxa de depressão por conta do inverno rigoroso).
ATENÇÃO: Estamos prestes a enfrentar um inverno rigoroso no Sul do Brasil e devemos estar alertas e ter MAIS atenção com nossa saúde mental.
ALGUNS SINTOMAS DE UM QUADRO DEPRESSIVO:
Desânimo, indisposição, tristeza, desinteresse, apatia, dificuldade de concentração, ansiedade, pensamentos de morte, sono alterado (dormir muito ou pouco), fome alterada (muita ou pouca fome).
PEÇA AJUDA! 👉🏼 Converse com sua família, seus amigos sobre os seus sentimentos e busque TERAPIA.
Um profissional como psicólogo ou psiquiatra irão te direcionar para sair desse quadro. NÃO É FIASCO, nem frescura, não é por você não se esforçar o bastante. É um problema químico e REAL.
IMPORTANTE: Busque um posto de saúde do SUS, que fará o encaminhamento para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais poderão fornecer auxílio.
Se você estiver em momento de crise, o Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com voluntários que oferecem ajuda pelo telefone 188, 24 horas por dia, de segunda a segunda, gratuitamente.
No próximo post vamos trazer práticas importantes que ajudam a sair do quadro depressivo.
Comments