“Pesquisas da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP realizadas com a enzima ECA2 (enzima conversora de angiotensina II) mostram que o exercício físico pode ser uma excelente estratégia terapêutica não farmacológica para combater a miopatia esquelética (dificuldades cardiorrespiratórias, fraqueza muscular, fadiga e cansaço) após a covid-19. Os sintomas podem ocorrer por semanas ou meses e dificultam a realização de movimentos, até mesmo os mais corriqueiros do dia a dia, como andar, levantar e comer.
… ao entrar nas células, o vírus danifica a estrutura dessa enzima, tirando dela sua funcionalidade de balanceamento do Sistema Renina Angiotensina (SRA). “O que o exercício físico faz, sobretudo a atividade aeróbica, é resgatar essa funcionalidade”.
Fonte: jornal da USP por Ivanir Ferreira
Existem milhares de pessoas que tiveram a doença de forma mais grave e ficaram até dependendo de cadeira de rodas para se locomover. Outros ficaram com dificuldade respiratória, pois a enzima atinge principalmente a musculatura do tronco, e outros até com arritmias cardíacas.
O exercício entra na recuperação das funções normais dos órgãos e de todo sistema muscular do corpo.
Se você teve covid e ficou com alguma sequela, procure um profissional e faça uma avaliação para iniciar imediatamente a reabilitação!
Comments